Por Ana Maria Ludwig Moraes | Historiadora
Os irmãos Hermann e Bruno Hering foram os pioneiros na indústria têxtil com a fundação de uma fábrica de malhas em 1880, que funcionou inicialmente no mesmo endereço da casa comercial que comprava e revendia produtos coloniais. Mal haviam começado a produzir, sobreveio a fatídica enchente de 1880, causando grandes perdas no estoque de fios e no tear que ficou submerso.
Para reativar a produção, os irmãos pediram empréstimo – “o único na história da firma” 51, ao Dr Blumenau, que mesmo sendo contrário a atividades produtivas diferentes da lavoura, não teve como negar frente ao empreendedorismo da família Hering. Para angariar clientes, Bruno Hering era o encarregado de buscar clientes e o fazia a cavalo, oferecendo seu produto através de amostras e vendendo outras de porta em porta.
A fábrica ficava na Rua XV de Novembro, onde ainda existe seu prédio. No início da década de 1890, iniciou-se o projeto de ampliação e mudança para outro local, mais retirado do centro e onde houvesse água abundante para a produção de energia, ampliando a capacidade produtiva. Sete anos mais tarde, em 1897, concretizou-se a mudança da fábrica para a sede definitiva.
Com a consolidação da indústria, tornou-se necessária a adequação dos setores produtivo e comercial. A empresa contratou mão-de-obra externa, deixando de estar restrita à família.
No limiar da I Guerra Mundial inauguraram sua própria fiação, conseguindo dessa forma colocarem-se à margem dos problemas advindos da proibição de negociar com a Alemanha enquanto durou o conflito.
A partir de 1895, com a parte comercial da empresa entregue ao alemão Ernst Steinbach, um de seus primeiros funcionários, os Irmãos Hering puderam dedicar-se exclusivamente à indústria, o que propiciou um significativo incremento na produção e vendas. Mais tarde, com a demanda gerada pelo conflito mundial dos anos quatorze, Steinbach assumiu em definitivo a casa comercial e assim permaneceu até a metade do século XX quando em definitivo a parte industrial desvinculou-se da comercial.
Novos produtos e marcas ingressaram nas prateleiras das Lojas Hering e em 1976 tornou-se a maior loja de departamentos catarinense, sendo referencia na Rua XV de Novembro e muito procurada por turistas brasileiros e do exterior, que acudiam à cidade em busca dos famosos produtos blumenauenses: têxteis, confecções, cristais, brinquedos e instrumentos musicais entre outros produtos manufaturados destinados a incrementar o turismo, como artesanatos e lembranças.
As casas comerciais acompanham os tempos, por isso o tempo desfila na Rua XV de Novembro, em Blumenau!