Defesa Civil registra mais de 350 ocorrências por causa das chuvas em Blumenau

Já choveu 73% a mais que a média de janeiro.

Foto: Defesa Civil

Foto: Defesa Civil

Até o fim da tarde desta segunda-feira (25/01/21), a Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) registra 352 ocorrências devido às chuvas que caem desde o dia 17 de janeiro. Destas, 215 são deslizamentos de terra, 40 quedas de árvores, 91 análises de risco e seis alagamentos. O acumulado mensal de chuva registrado chegou a 317,7mm em janeiro, o que já supera em 73,6% a média do mês, que é de 183 mm.

Os dois abrigos seguem disponíveis no município, que podem ser ativados caso hajam famílias desabrigadas. Um está localizado na Paróquia Luterana da Velha (no Morro da Cia), no bairro Velha, e outro na E.E.B Santos Dumont, no bairro Garcia. Até o momento, nenhum deles recebeu famílias.

No último sábado (23), parte do telhado de um casarão antigo localizado no bairro Itoupavazinha desabou. Nesta segunda-feira, a Sedeci determinou a desocupação do imóvel e encaminhou o caso para que a Justiça determine o início imediato das obras de recuperação pelos proprietários, ou para que seja feita a demolição do imóvel. Assim que ocorrer a desocupação da casa, a calçada em frente ao imóvel será isolada e um tapume deverá ser colocado para proteger pedestres e motoristas que trafegam no local.

Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelo telefone 199. Os avisos e informes meteorológicos são enviados pelo aplicativo do AlertaBlu (Android e iOS), pelo site do AlertaBlu, pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Blumenau.

Por João Vitor Korc [SECOM/BNU]