O acumulado mensal de chuva registrado chegou a 308,9mm em janeiro, o que já supera em 68% a média do mês em Blumenau, que é de 183 mm. A medição do rio Itajaí-Açu das 18h deste sábado (23/01/21) marcou 5,58 metros. Desde o final da manhã, o nível do rio já baixou 43 centímetros.
Nas últimas 12 horas, segundo a medição das 18h30, choveu em média 0,7 mm. As estações com os maiores volumes foram as seguintes:
– Jordão: 1,4 mm
– Araranguá: 1,2 mm
– Nova Esperança / Tatutiba / Vila Itoupava: 0,8 mm (cada)
– Coripós / Glória / Velha Central / Velha Grande / – Vorstadt: 0,6 mm (cada)
– Fidelis / Itoupavazinha / Passo Manso: 0,4 mm (cada)
– Itoupava Central: 0,2 mm
Até agora, a Secretaria de Defesa Civil registrou 316 ocorrências devido às chuvas que caem desde o último domingo na região. Destas, 192 são deslizamentos de terra, 39 quedas de árvores, 79 análises de risco e seis alagamentos.
Dois abrigos seguem disponíveis no município, que podem ser ativados caso hajam famílias desabrigadas. Um está localizado na Paróquia Luterana da Velha (no Morro da Cia), no bairro Velha, e outro na E.E.B Santos Dumont, no bairro Garcia. Até o momento, nenhum deles recebeu famílias.
A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) permanece de plantão pela cidade atuando na desobstrução de vias, retirada de barreiras e recolhimento de árvores caídas. Os casos mais graves registrados nas últimas 24 horas foram nas ruas Progresso, Lebon Regis, Carlos Stiehler e Juvêncio Formento Filho, onde houve áreas de desbarrancamento, deixando a via com a passagem bloqueada. Entretanto as equipes vêm trabalhando para liberar a passagem aos moradores.
Na região da Vila Itoupava, um deslizamento de terra deixou a rua Erwin Manzke, em meia pista. O local foi sinalizado pela Defesa Civil e a equipe de manutenção da Intendência da Vila Itoupava deve fazer a limpeza da pista assim que o tempo melhorar.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelo telefone 199. Os avisos e informes meteorológicos são enviados pelo aplicativo do AlertaBlu, pelo site do AlertaBlu, pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Blumenau O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.
Veja os sinais que indicam perigo de deslizamento e como proceder:
– Aparecimento de rachaduras ou trincas na casa ou terreno;
– Muros e paredes estufados;
– Estalos;
– Árvore, muro e poste inclinado;
– Águas mais barrentas que o normal.
Caso perceba um desses sinais, saia imediatamente da sua moradia, comunique a Defesa Civil pelo telefone 199 e siga rigorosamente as orientações que forem passadas.
Receba os avisos meteorológicos da Defesa Civil pelo aplicativo do AlertaBlu. O app pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.
Por João Vitor Korc [SECOM/BNU]