Foi anunciada na tarde desta segunda-feira (14/12/20) a suspensão das cirurgias eletivas que necessitam de internação ou é necessário o uso de anestesia geral. A portaria municipal tem como objetivo preservar os leitos de UTI e de enfermaria, dando prioridade aos pacientes com Covid-19.
Segundo informações do Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, serão mantidas as cirurgias ambulatoriais ou aquelas em que o paciente sai no mesmo dia. Além destas duas, também podem ser realizadas as chamadas “tempo dependente”, que são por exemplo as cirurgias oncológicas ou transplantes, que não podem esperar porque incorrem em risco de morte.
“Nós fizemos também essas portarias para uniformizar todos os hospitais da nossa região e frente ao número de casos que necessitem internação. O objetivo é priorizar o atendimento à quem tem Covid-19”, disse Krambeck.
Para entender melhor, quem tem marcada uma cirurgia de catarata, vai poder fazer porque entra e sai no mesmo dia. Ainda não há um prazo do retorno ao normal, que deve ocorrer em 2021 ou se baixarem significativamente os casos.