A Secretaria de Defesa Civil de Blumenau (Sedeci) registrou mais de 10 ocorrências por conta dos fortes ventos que atingiram a cidade durante a madrugada desta quinta-feira, dia 3. Os bairros afetados foram Boa Vista, Ponta Aguda, Vorstadt, Ribeirão Fresco, Velha, Passo Manso e Progresso.
As equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) estão desde às 5h da manhã atendendo as ocorrências, fazendo o recolhimento dos materiais e desobstrução das ruas atingidas. Todas as vias já foram liberadas.
Foi registrada queda de árvore sobre a Rua Carlos Reichbieter, no bairro Boa Vista e na Rua Guilherme Poerner, no bairro Passo Manso. Na Rua Pastor Oswald Hesse, no bairro Ribeirão Fresco, houve queda de árvore sobre a rede elétrica e sobre a via. Ainda no bairro Passo Manso, um alagamento foi registrado na Rua Wilson Bornhausen e uma árvore atingiu o quintal de uma residência. Já no bairro Ponta Aguda, uma casa foi destelhada na Rua das Missões. A Defesa Civil forneceu 6 kits de lona para cobrir os móveis e minimizar as perdas.
Os moradores da Rua Porto Weigmann, localizada no bairro Velha, Rua Johann G. H. Hadlich e Rua Mathias Reiter, ambas no Passo Manso, ficaram sem energia elétrica depois que galhos caíram sobre a fiação. A queda de árvores sobre a Rua Jacob Bornhofen, no bairro Passo Manso provocou a interdição da via. No bairro Vorstadt, houve queda de árvore na Rua Itajaí. A Defesa Civil registrou ainda uma queda de barreira da Rua Jovêncio Formento Filho que atingiu a Rua Júlio Heiden, no bairro Progresso. Entretanto a via já foi liberada.
As Estações Meteorológicas da Defesa Civil de Blumenau registraram cerca de 25mm de chuva em apenas uma hora nos bairros Passo Manso e Nova Rússia. Já a estação Ruy Barbosa, na região do Garcia, registrou 20,2mm de chuva. Na estação do Parque Ramiro Ruediger foram registrados 24 mm de chuva até as 3h45 da manhã. O temporal foi causado por áreas de instabilidade, associadas ao deslocamento de um sistema de baixa pressão por Santa Catarina.
Seterb
De acordo com a Seterb, alguns semáforos deixaram de funcionar devido ao temporal, todos por causa da falta de energia nas regiões. Nenhum dos equipamentos apresentou danos estruturais e o serviço está sendo restabelecido a partir do retorno da energia elétrica por parte da Celesc.
Agentes da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) estão atuando nesses locais desde o início da manhã, para orientar os motoristas e dar fluidez ao trânsito.