A Polícia Civil de Ascurra prendeu por volta das 11h desta quinta-feira (19/11/20), um casal que mora no bairro Rodeio 12, no município de Rodeio (SC). Dentro da residência foi encontrado um bebê de aproximadamente dois meses que estava morando no local como se fosse filha deles.
De acordo com as investigações, a criança seria filha de uma mulher que mora em Curitiba (PR) e nasceu em São Bento do Sul. A recém nascida teria sido entregue ao casal de Rodeio que estava acompanhando toda a gestação.
No imóvel foram encontrados quadros, berço, brinquedos, roupas, objetos de higiene, lembrancinhas (de um possível chá de bebê), além de um “book fotográfico” do casal com a criança, como se fosse os pais. Com base nessas informações, a Polícia Civil concluiu que os dois estavam escondendo a criança para realizar a chamada “adoção à brasileira”.
As investigações continuam em andamento para identificar se houve alguma espécie de pagamento pela criança para a mãe biológica. O crime é previsto no Art. 242 do Código Penal: “Dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil”. Se condenados, podem receber pena de reclusão de dois a seis anos.
O caso está sendo coordenado pelo delegado Ronnie Reis Esteves, da Polícia Civil de Ascurra. O casal está preso na delegacia à disposição da justiça. O objetivo da ação policial é atuar que esse tipo de prática vire um comércio de serem humanos.