Os Bombeiros Militares de Ibirama foram acionados às 17h34 desta segunda-feira (16/11/20) para capturar uma jararaca em uma residência no bairro Operário, em Ibirama (SC). O animal tinha picado um menino de 12 anos no pé.
A criança foi levada para o Hospital Doutor Waldomiro Colautti para receber o soro antiofídico e cuidados médicos. Segundo os bombeiros, ela se encontra em estado de saúde estável.
Não foi o único caso do dia. No final da manhã, por volta das 11h30, uma outra serpente foi capturada na lavanderia de uma casa na localidade de Serra São Miguel. Os animais sempre são soltos para voltar ao habitat natural.
De acordo com o comandante da corporação, Rudinei Pimsegher, houve um aumento de 36% de ocorrências envolvendo a captura de animais silvestres nos últimos 45 dias. Os dados são relativos ao mesmo período do ano passado.
A recomendação dos bombeiros é evitar o acúmulo de resíduos, materiais de construção e entulho de um modo geral. Se você avistar uma serpente, ligue imediatamente ligue para os Bombeiros pelo 193 e siga a orientação do atendente.
Em casos de acidentes, lave o local com sabonete preferencialmente antisséptico em água abundante. Se houver necessidade, faça um curativo após lavar o ferimento e vá imediatamente ao pronto socorro. Os bombeiros reforçam que é totalmente contra indicado o uso de torniquetes ou qualquer outro tipo de substância no local, além de sabonete e água.