Em outubro de 2020 choveu apenas 55 mm, valor abaixo da média climatológica para o mês que é de 136 mm. no entanto, se comparado com os meses anteriores, houve um aumento no volume, influenciado pelo início das chuvas convectivas (associadas ao calor) que se tornam mais comuns com a proximidade do verão e as altas temperaturas. Os dados foram compilados pela meteorologista do AlertaBlu, Taciana Weber.
O que chama a atenção é o fato de ter chovido 18 dias, mas em 15 deles ela foi fraca e geralmente associada à circulação marítima, que é o deslocamento de umidade do mar em direção ao Vale do Itajaí. A formação de sistemas meteorológicos bem configurados, tais como os de baixa pressão e de frentes frias, ficou comprometida, e os mesmos passavam rapidamente por Blumenau sem ocasionar volumes expressivos.
A Figura1 mostra os volumes de chuva acumulados registrados pela rede pluviométrica do AlertaBlu. Os dados mostram o comportamento homogêneo, já que os principais sistemas meteorológicos que atuaram foram cavados e passagem de frentes frias mal configuradas e de fraca intensidade. Com isso a chuva foi bem distribuída em todas as regiões, mas baixo no total acumulado no mês.
A Figura2 mostra a chuva diária registrada no mês de outubro pelas estações pluviométricas do AlertaBlu. Pede-se verificar pela Figura2 que houve um grande período de tempo seco na metade do mês, com vários dias consecutivos sem chuva. É possível notar também que houve alguns períodos com maior disponibilidade de umidade e chuva, mas ainda assim, esta não foi suficiente para se aproximar da média climatológica. A chuva, quando ocorreu foi de forma fraca em grande parte dos dias, com os maiores acumulados diários girando em torno dos 15 e 20mm.
No quesito temperatura, ambas ficaram acima da média climatológica para outubro. De acordo com a Figura3, o dia 2 foi o mais quente registrado na estação meteorológica do Parque Ramiro Ruediger, quando chegou a 40,3°C. Naquela data houve a influência de uma massa de ar quente e seco, além dos ventos de noroeste que ajudaram na elevação da temperatura.
Outro fato interessante foi a queda brusca de temperatura ocorrida no dia seguinte, quando a máxima durante a tarde despencou de 27°C para 23,6°C. Importante mencionar também a frequência de dias com baixa amplitude térmica confirmando a influência da circulação marítima nesses dias, que deixa o céu mais nublado, não permitindo assim grande variação na temperatura.