Não existe melhor período para pressionar os banqueiros, do que no começo do mês, onde são realizados os pagamentos. E deu certo! Em menos de uma semana, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma proposta de reajuste salarial de 7,3%, aceita pelos bancários, que queriam 12,5%. Com a decisão nacional, sindicato da categoria em Blumenau decidiu pelo fim da greve, em assembléia nesta manhã de segunda-feira (6).
Na sexta-feira (3) à noite, após a nona rodada de negociação com a Fenaban, o Banco do Brasil apresentou ao Comando Nacional dos Bancários , em São Paulo, sua proposta para as reivindicações específicas do funcionalismo. Elas incluem reajuste maior no piso (refletindo na tabela de antiguidade do PCR) e também na carreira de mérito, além de avanços nas substituições. O Comando Nacional, coordenado pela Contraf-CUT e assessorado pela Comissão de Empresa dos Funcionários do BB considerou as propostas positivas, e indicou a sua aprovação nas assembleias realizadas pelo país nesta segunda.
A greve que começou na terça-feira (30/9) passada, chegou a paralisar 90% dos bancos em Blumenau. Mas o atendimento será normalizado somente a partir de amanhã (7/10), por isso é provável ainda encontrar agências fechadas. As agências bancárias dos bairros (com exceção da Caixa Econômica), estiveram em sua grande maioria abertas durante a greve. Por isso, o melhor é ligar a que atende a sua conta e se certificar.