
Nesta segunda-feira (12/0/20), feriado de Nossa Senhora de Aparecida, Blumenau registrou 24 novos casos da Covid-19, passando dos 13.461 confirmados. Deste total, 12.951 foram recuperados, com um saldo atual de 380 pacientes em tratamento. Sete deles estão na UTI, nove na enfermaria e 364 em isolamento domiciliar.
Até agora, a Prefeitura contabilizou em Blumenau 154 óbitos em função do vírus com o óbito de um homem de 84 anos de idade, em situação de comorbidade, na madrugada deste feriado. Ele estava hospitalizado desde o dia 20 de setembro. Neste feriado, o município chegou na casa dos 57.124 testes realizados para o Coronavírus, sendo 81 deles processados somente no dia de hoje. Além disso, o município mantém 400 casos em investigação, sendo que dois pacientes estão na UTI e outros dois na enfermaria.
Em relação aos pacientes na UTI, Blumenau está com 17 pacientes internados. Nove são de Blumenau, com 7 deles confirmados e dois ainda em análise. Oito pacientes já confirmados para o Coronavírus são de outros municípios.
Dos pacientes na enfermaria, Blumenau contabiliza um total de 15 pessoas. 11 delas são do próprio município, sendo nove delas confirmadas para a Covid-19 e outras duas em análise. Os outros 4 pacientes são oriundos de outros municípios, com um deles confirmados e três ainda em análise.
Todos os fast tracks anexo aos AGs continuam atendendo em horário habitual, fazendo coletas para testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios médicos de suspeita de Covid-19. Somente neste feriado, foram atendidas 11 pessoas, acumulando até agora 23.822 consultas realizadas nos locais.
Em relação a faixa etária, o Coronavírus se destaca principalmente nos pacientes com idade entre 30 a 39 anos, seguido pelos mais novos na faixa etária de 20 a 29 anos e também pessoas entre 40 a 49 anos. Além disso, os casos confirmados apontam que o maior número até agora são mulheres, com 7.208 e os homens na casa dos 6.277.
A Prefeitura de Blumenau destaca ainda a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa, especialmente os idosos. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.