Menos de 60 quilômetros separam Blumenau do Litoral catarinense, o que incentivou muitos moradores a comprar seu imóvel de veraneio e até curtir sua aposentadoria nas praias da região. Quando mistura feriadão e previsão de tempo estável, há um incentivo maior ainda para dar uma passadinha por Navegantes, Penha, Balneário Camboriú, Itapema, Meia Praia, e tantas outras frequentadas pelos “Vale Itajaienses”.
O resultado são filas e trânsito lento na BR-470 e rodovia Jorge Lacerda, como registrado na manhã deste sábado (10/10/20). Motoristas e aplicativos como Waze mostram que trechos em Indaial, Gaspar e Ilhota, seguiam em ritmo de tartaruga.
Muitas pessoas esquecem que todas essas praias fazem parte da região da Foz do Itajaí-Açu, que segundo a Secretaria Estadual de Saúde, se encontra em nível grave de risco para Covid-19. Com isso os frequentadores só poderão praticar esportes individuais, como corrida ou caminhada.
Independente do que você acha sobre o assunto coronavírus, o aumento da taxa de transmissão, e suas consequentes mortes, causou a paralisação de diversas atividades. Então com o aumento das aglomerações aumenta novamente o risco de tantas liberdades que conquistamos recentemente voltar.
E se os números voltarem a aumentar, não restará ao governante de Santa Catarina (independente de quem esteja lá), ser obrigado a adotar medidas sanitárias.