Procon fiscaliza agências bancárias

Greve Bancarios 30-9-14 (3)
Foto: Luciano Bernz

Texto: Talita Catie

Na tarde desta quinta-feira, dia 2 de outubro, o Procon de Blumenau fiscalizou as agências bancárias que foram denunciadas por consumidores por estarem impedindo os clientes de acessar o serviço de autoatendimento. Durante a ação os estabelecimentos foram notificados quanto as suas obrigações com a população durante a greve e orientados a se adequar imediatamente as exigências previstas em lei para situações como estas.

O coordenador do órgão, Rodrigo Estevão, explica que o documento expedido às agências esclarece a obrigatoriedade da efetiva prestação dos serviços bancários essenciais. “Os caixas eletrônicos e 24h nas agências devem estar em pleno funcionamento para pagamentos, depósitos e saques. Além disso, deve ser feito o abastecimento constante de valores e envelopes, bem como a manutenção dos equipamentos para que os consumidores possam utilizá-los”, ressalta.

As instituições bancárias também foram orientadas para que seja fornecido auxílio para idosos, gestantes e deficientes no momento que eles forem acessar os serviços do autoatendimento dentro das agências, nem que isso seja feito por profissionais terceirizados. “Entendemos que a greve é um direito legal dos servidores bancários, mas a população não pode ser prejudicada por isso”, afirma Rodrigo.

  • Por lei, a greve não afasta a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança e as empresas credoras têm a obrigação de oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados. Confira algumas orientações do Procon:
  • Caso o consumidor necessite quitar um boleto, poderá recorrer aos serviços de autoatendimento, internet ou correspondentes bancários. Porém, é preciso ficar atento aos valores máximos de pagamento.
  •  Não havendo nenhuma alternativa para efetuar o pagamento, é recomendável que o consumidor entre em contato com a empresa ou pessoa física e verifique a possibilidade de quitar o débito direto com o credor. Neste caso e imprescindível pedir o recibo.
  • Outra opção é pedir à empresa a alteração do vencimento da conta devido ao movimento grevista. Caso isso seja possível, é importante anotar o número do protocolo emitido no ato do atendimento.
  • Também é possível entrar em contato com o banco pelos canais de atendimento (SAC, e-mail, chat) para obter informações sobre as agências que estão em funcionamento.
  • Caso haja impedimento por parte dos grevistas para acessar os caixas eletrônicos, tanto para efetuar saques como para fazer pagamentos, o consumidor pode se dirigir ao Procon para registrar uma reclamação.

O Procon de Blumenau atende de segunda a sexta, na Praça Victor Konder, das 9h às 16h. A comunidade conta também com atendimento na Intendência do Garcia nas quintas e sextas-feiras, das 9h às 16h, e na Intendência da Vila Itoupava às segundas-feiras, também das 9h às 16h. “Estamos à disposição da comunidade e ela pode e deve nos procurar caso sinta que seus direitos estão sendo negados”, alerta Rodrigo.

via PMB