Fotos: Luciano Bernz
Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã desta quinta-feira (02) no Parque Vila Germânica, para apresentar o sistema de segurança da Oktoberfest 2014. O evento contou com a presença de diversas autoridades policiais.
Uma das novidades é a presença do IGP – Instituto Geral de Pericias, que estará disponível com toda a sua estrutura na festa, incluindo dois médicos legistas. Um ônibus que já está na Vila, terá um laboratório para dar suporte ao trabalho da Justiça e das polícias civil e militar. Os equipamentos ajudarão para comprovar a falsificação de documentos, cédulas e ingressos e a identificação de maconha, cocaína, crack e ecstasy. Exames de corpo de delito para caso de agressões, também poderão ser realizados no local.
A unidade móvel do IPG fará parte do que foi chamado Praça da Segurança, que ficará localizada na frente da entrada do Setor 3 e contará ainda com delegacia da Polícia Civil, posto da Polícia Militar e bombeiros, Comissariado da Infância e da Juventude.
Tecnologia e suporte humano para segurança total
No total, 200 homens foram contratados pela Minister, empresa vencedora da licitação para fazer a segurança da festa. De 50 a 60 policiais militares farão policiamento nos locais de aglomeração e entorno da Vila Germânica durante a semana, número que pode chegar a 150 nas sextas e sábados. A Polícia Civil terá cerca de 20 profissionais entre agentes, escrivães e delegados dedicados à festa, além do apoio de um helicóptero.
Mas sem dúvida, a grande novidade na área de segurança, fica por conta da Central Tecnológica de Segurança (Van MISSEG) Unidade Móvel. O veículo conta com monitoramento veicular GPS, WI-FI e 3G, um Speed Dome com 36x de zoom digital, duas câmeras com infravermelho e quatro refletores. No total são 13 câmeras somente na unidade móvel, que serão interligadas com todas as câmeras internas e externas do parque.
A unidade ainda conta com Vídeo Analítico – contagem de pessoas e objetos; Detecção de Faces; Barreiras Virtuais; Rastreamento e Identificação de Objetos; Controle de Acesso; Rastreamento de serviços dos funcionários por área pré-determinada; Prevenção de Perdas e Gerenciamento de Público. Segundo Jorge Goetten, responsável pela empresa Minister, vencedora da licitação, , não existirá nenhum ponto dentro ou nos arredores da festa que não esteja monitorado.
O Diretor de Transportes do SETERB, Lairto Leite, informou que os horários de ônibus também foram ampliados. Estão previstos 330 horários extras, sendo 58 de segunda à sexta-feira, 125 aos sábados e 147 nos domingos. Lairto informou ainda que os terminais estarão abertos 24 horas durante a festa. Certamente a segurança da 31ª Oktoberfest será algo a se destacar durante a festa. Quem for ao Parque Vila Germânica poderá até se sentir num Big Brother, mas estará seguro para aproveitar o que a festa tem de melhor.