Epagri/Ciram alerta para vento forte e mar agitado no litoral de Santa Catarina

Foto: Mauricio Vieira [Secom/SC]

 

 

 

Foto (arquivo): Mauricio Vieira [Secom/SC]

Ao longo desta segunda-feira (14/09/20), o vento do sul com rajadas de 60 a 80km/h atinge a região do litoral de Santa Catarina, sobretudo de Passo de Torres a Florianópolis. A condição será mais intensa na tarde e noite desta segunda e dura até terça-feira pela manhã.

O mar também fica muito agitado, com uma ondulação com picos de 3 a 3,5 metros, podendo ser ainda mais altos em pontos afastado da costa. As informações são da Epagri/Ciram, que alerta para a condição desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

O vento forte e mar agitado estão ligados a um ciclone extratropical com origem no sul do Uruguai e que se desloca para o alto mar. Em função disso, uma frente fria passa pelo litoral catarinense e causa ainda queda da temperatura no período da tarde e da noite em todas as regiões. Em todas as regiões de Santa Catarina terá predomínio de nuvens e chuva mal distribuída do Meio-Oeste ao Litoral.

A partir de terça-feira, uma massa de ar mais frio com origem no litoral Sul do Brasil e um sistema cavado, em áreas de baixa pressão que se forma no Rio Grande do Sul, devem causar tempo instável com predominância de nuvens e condição de chuva no estado.

As informações foram divulgadas pela meteorologista Gilsânia Cruz, do Epagri/Ciram.