[pro_ad_display_adzone id=”179465″]
[pro_ad_display_adzone id=”179467″]
[pro_ad_display_adzone id=”227190″]
A Prefeitura de Blumenau iniciou nesta segunda-feira (31/08/20) um inquérito epidemiológico para o diagnóstico da situação da Covid-19 na cidade. O levantamento que acontece até sexta-feira (4/09) vai testar 1.300 pessoas por amostragem, para estimar a extensão da pandemia em Blumenau.
O objetivo da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) é mapear a distribuição geográfica do vírus no município, identificando pontos críticos e populações de maior risco ao longo dos próximos meses. Essas informações serão utilizadas para guiar medidas de saúde pública e estratégias de controle para o combate da Covid-19. O Município é pioneiro em Santa Catarina neste procedimento, utilizando o teste RT-PCR.
Como está funcionando
Cerca de 1.300 testes RT-PCR foram distribuídos proporcionalmente entre sete regiões de Blumenau. Os testes estão sendo aplicados pelos sete Ambulatórios Gerais (AG) do município em indivíduos que procurarem o serviço público de saúde para casos não relacionados à suspeita de síndrome gripal e/ou de Covid-19.
A população testada está sendo escolhida aleatoriamente pela equipe de saúde, independente de raça/cor, e sexo, sem agendamento prévio. Além disso, as pessoas que aceitam participar da investigação não estão sendo atendidas no mesmo espaço destinado aos demais pacientes, a fim de diminuir a chance de transmissão do SARS-CoV 2. A indicação é de que apenas um representante por família poderá ser selecionado para a etapa de coletas.
A amostragem, que está sendo categorizada por faixa etária, fornecerá dados sobre a prevalência de casos clínicos ou portadores da Covid-19 na cidade e já conta com novas etapas previstas, a fim de acompanhar a curva de evolução do Coronavírus em Blumenau. Estas novas etapas serão informadas através dos canais oficiais de comunicação.
[pro_ad_display_adzone id=”250038″]