A força-tarefa da Prefeitura Municipal de Blumenau, coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) vai começar a fazer nesta segunda-feira (24/08/20), barreiras sanitárias educativas para conscientizar a população sobre o combate à Covid-19. As abordagens contarão com apoio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb). A operação vai acontecer simultaneamente na Rua Itajaí, próximo à empresa Beagle e na Rua Dr. Pedro Zimmermann, próximo à Uniasselvi, das 13h às 17h.
Além das principais entradas da cidade, diariamente, as abordagens acontecerão também em locais com grande fluxo de veículos, em bairros do município. Durante as paradas, será aplicada uma pesquisa elaborada pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) para conhecer o perfil das pessoas, o motivo do deslocamento e se já tiveram contato com o vírus. Em caso de necessidade, a Central de Controle Operacional (CCO) que faz o monitoramento de casos positivos de Coronavírus na cidade poderá ser acionada.
Farão parte da operação, cerca de 10 trabalhadores de diferentes secretarias municipais. Nenhum material será entregue na abordagem, evitando a transmissão do vírus. Se o motorista aceitar, será colado um adesivo na parte externa do veículo com orientações para evitar a disseminação do Coronavírus. “A situação não está normalizada na cidade. Apesar da estabilidade dos números é preciso continuar mantendo as medidas de segurança”, salienta o coordenador da força-tarefa, secretário de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina.
As abordagens fazem parte das ações da força-tarefa, coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária, Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria da Família (Pró-família), Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e do Procon. Em outras frentes, a força-tarefa também conta com apoio da Polícia Militar, Policia Civil e 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros que passou a fiscalizar aglomeração em supermercados e mercados de Blumenau.
Por João Vitor Korc [SECom/BNU]