No vídeo gravado dentro de um dos caminhões que tombou durante a passagem do tornado na sexta-feira (14/08/20) dá para sentir os momentos de tensão e a força do vento . O veículo estava em um posto de combustíveis no município de Tangará (SC) no meio-oeste de Santa Catarina.
Ocorreram destelhamentos em todos os bairros da cidade e estima-se que 90% das casas e empresas foram atingidas. A Defesa Civil municipal informou no dia que 100 pessoas ficaram desabrigadas e 20 desalojadas.
O temporal deixou 16 pessoas feridas e uma morta, além dos incontáveis prejuízos causados pelas tempestades, com pancadas de chuva, granizo, ventos e descargas elétricas. Os tornados e tempestades provocaram estragos em ao menos 31 cidades catarinenses e danos em pelo menos cinco mil residências.
Os municípios mais afetados durante a tarde foram Vargem Bonita, Catanduvas, Água Doce, Tangará e Ibicaré, todos nas regiões do Meio Oeste.Já em Vargem Bonita os primeiros números já apontavam 1.300 casas com os telhados danificados, 30 pessoas estão desabrigadas e 20 desalojadas.
Pelas imagens do locais mais atingidos, alguns especialistas consideram os danos compatíveis com tornados variando de F1 a F2 na escala de Fujita, o que significa que os ventos podem ter chegado ou superado os 200 km/h. A escala vai de F0 (tornados menos destrutivos) a F5 (arrasador).
O governo do estado informou que já entregou mais de 34,5 mil itens de assistência humanitária já foram entregues para as áreas atingidas. São desde 74 rolos de lona, 550 colchões e 20,6 mil telhas, além de cestas básicas.