Essa semana promete tirar os guarda-chuvas e as roupas quentes do armário de novo. A chegada de uma frente fria e uma massa de ar polar vão trazer essas mudanças a partir de quarta-feira com chance de nevar nas regiões mais altas de Santa Catarina.
Além de frio intenso, há previsão de temporais com pancadas de chuva, granizo e ventos fores de até 70 km/h. Confira as previsões para Blumenau e Santa Catarina.
Segunda-feira (17)
Blumenau – O sol aparece em meio à nebulosidade entre a manhã e início da tarde, quando a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) em Santa Catarina favorece o aumento da cobertura de nuvens bem como a condição para chuva.
Neste momento (9h30) faz 17,3°C; a umidade relativa do ar está em 90,7% e o nível do Rio Itajaí-Açu com 2,72 metros. A temperatura mínima foi de 15,2°C à 1h e a máxima não deve passar de 23°C. Previsão de vento fraco de noroeste, passando a sudeste.
Santa Catarina – Variação de nuvens com aberturas de sol em parte do estado no decorrer do dia. Na Grande Florianópolis e norte do estado, chuva especialmente na manhã e noite devido a circulação marítima. No Oeste, condição de chuva e trovoadas a partir da noite. Temperatura amena, em pequena elevação, com vento sul a sudeste, fraco a moderado. Um sistema de alta pressão está presente no litoral Sul do Brasil. Um cavado (área alongada de baixa pressão) na altura de São Paulo influencia o clima catarinense.
Terça-feira (18)
Blumenau – Um novo cavado se forma no Estado trazendo a condição de instabilidade e chuva a qualquer momento do dia, sendo por alguns momentos acompanhada por trovoadas e descargas elétricas, sobretudo entre o fim da tarde e à noite. Temperatura mínima em torno de 17°C e a máxima de 20°C, com vento fraco de sudeste/leste.
Santa Catarina – Tempo instável com nuvens e chuva em todas as regiões, no decorrer do dia. Na tarde e noite condição de temporais localizados, com chuva forte em curto intervalo de tempo, granizo e rajadas intensas de vento, sobretudo no oeste e norte do estado, e a região da Grande Florianópolis. Temperatura amena, com vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas. Previsão da formação de um sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Quarta-feira (19)
Blumenau – Frente fria se deslocando pelo litoral catarinense associada a cavados em níveis médios da atmosfera mantém o tempo instável e favorecem a condição para chuva em forma de pancadas com trovoadas a qualquer momento do dia. A temperatura mínima ocorre à noite, devido ao avanço de um ar mais frio com previsão de chegar em 15°C enquanto a máxima não passa dos 19°C. Vento fraco de oeste/sudoeste passando a leste/sudeste.
Santa Catarina – Céu encoberto com chuva e trovoadas, devido a chegada de frente fria. Temperatura amena e em declínio acentuado no final do dia. Vento sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas de 50 a 70km/h.
Quinta-feira (20)
Blumenau – Perturbações em níveis baixos da atmosfera mantêm a presença de muitas nuvens, a instabilidade e a condição para chuva. No fim do dia, uma massa de ar frio de origem polar provoca declínio da temperatura e a mínima ocorre à noite, quando deve chegar em 9°C. A máxima não deve passar de 16°C.
Santa Catarina – Tempo instável com predomínio de nuvens e chuva na maioria das regiões. Temperatura em declínio acentuado com a chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar, frio intenso com condição de neve no Planalto Sul na noite. Vento sudoeste a sudeste, moderado com rajadas mais fortes no Litoral (50 a 70km/h).
Sexta-feira (21)
Blumenau – O tempo se mantém instável devido a influência de um novo cavado que se forma no estado. A massa de ar frio mantém as temperaturas mais baixas, com mínima e máxima variando entre 8°C e 14°C.
Santa Catarina – O tempo se mantém instável, com previsão de de nuvens e chuva na maioria das regiões. A intensa massa de ar frio de origem polar, causa frio intenso com condição de neve no Planalto Sul e nas áreas altas (acima de 700/800 m) do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte na sexta-feira, com chance de acumulo significativo especialmente no Planalto Sul. Vento sudoeste a sudeste, moderado com rajadas mais fortes no Litoral (50 a 70km/h).
Fontes: AlertaBlu e Epagri/Ciram