As vendas para o Dia dos Pais, em 2020, exigiram ainda mais dedicação do empresário para conquistar um consumidor que está cauteloso. O abre e fecha do comércio, a crise econômica e a preocupação com o coronavírus refletem no resultado das vendas.
O levantamento feito pela CDL Blumenau, de 10 a 13 de agosto, ouviu empresários de diversos segmentos, como roupas e calçados (28,6%), joalherias, ópticas e relógios (13,04%), lojas de variedades, utilidades para o lar e decoração (10,8%), supermercados e alimentação (8,69%), móveis e eletrodomésticos (8,69%), entre outros (30,52%), como ferramentas, tintas, agropecuárias e petshop, material elétrico e farmácia. Os resultados variam de acordo com o segmento.
Cenário geral
De forma geral, para 17,4% dos empresários as vendas foram ótimas; 28,3% apontaram que as vendas foram boas, para 26,1% foram regulares e 28,3% disseram as vendas foram ruins, sendo que 63% informaram que, para o Dia dos Pais, em 2020, venderam menos que em 2019.
O ticket médio foi de até R$ 100,00 para 45,7% dos entrevistados. Para 17,4% dos entrevistados o valor ficou entre R$ 101 à R$ 150; outros 17,4% informaram que variou de R$ 151,00 à R$ 200,00 e apenas 19,5% disseram que o ticket médio foi acima de R$ 200,00.
O cartão de crédito foi o preferido dos consumidores na hora de pagar as compras (60,9%). O pagamento à vista (dinheiro ou débito) foi escolhido por 32,6% dos clientes. E 6,5% optaram por pagar no boleto.
A relação dos estabelecimentos com as redes sociais é positiva: 78,2% usam as redes sociais para mostrar os produtos e se relacionar com os clientes, sendo que a metade destes oferece o serviço de entrega. E 21,8% disseram que não usam as redes sociais ou, quando utilizam, não se relacionam com os consumidores nestas plataformas.
Moda
O setor de moda em geral, que inclui roupas e calçados, costuma ser um dos preferidos dos consumidores nas datas comemorativas. Mas, para 53,8% dos entrevistados as vendas foram regulares ou ruins e para 46,2% foram boas, sendo que 76,9% alegam que venderam menos que em 2019.
Para 38,4%, o ticket médio foi de até R$ 100,00; em 31 % das vendas variou de R$ 101,00 a R$ 150,00; em 15,3% foi de R$ 151,00 a R$ 200,00 e para 15,3% o ticket médio foi acima de R$ 200,00. A opção pelo pagamento no cartão de crédito foi a mais escolhida (76,9%).
Joalheria, Ópticas e Relógios
Outro setor que costuma ser bastante escolhido pelos consumidores no Dia dos Pais é o de ópticas, joalherias e relógios, porém 83,3% dos entrevistados alegam que as vendas foram regulares ou ruins e 16,7% disseram as vendas foram boas, sendo que 83,3% venderam menos que em 2019.
Aqui o ticket médio foi um dos maiores, sendo que em 66,6% das compras variou de R$ 151,00 a R$ 200,00 e em 16,7% foi acima de R$ 200,00. A opção de pagamento mais usada foi o cartão de crédito (83,3%).
Loja de variedades, utilidades para o lar e decoração
O setor é um dos que começa a comemorar os resultados. Para 60%, as vendas foram boas ou ótimas e para 40% as vendas foram consideradas regulas. Diferentemente dos setores acima, a maioria vendeu mais se comparado ao Dia dos Pais do ano anterior, sendo que 20% venderam até 10% a mais e 40% venderam mais que 31% se comparado a 2019. Os demais (40%) disseram que em 2020 venderam menos que no ano anterior.
O ticket médio oscila bastante: 60% foi de até R$ 100,00 e 40% foi acima de R$ 200,00, sendo que 60% das compras forma pagas à vista e 40% no cartão de crédito.
Supermercados
Os supermercados e serviços de alimentação têm sidos os segmentos mais impactados positivamente. Para 100% dos entrevistados as vendas foram boas (25%) ou ótimas (75%). A maioria dos empresários (75%) informou que vendeu até 20% a mais que no mesmo período do ano anterior. Apenas 25% vendeu menos que em 2019.
Para 75%, o ticket médio foi de até R$ 100,00 e para 25% foi de R$ 101,00 à R$ 150,00, sendo que 100% dos clientes pagaram à vista (no dinheiro ou no débito).
Móveis e eletrodomésticos
Um dos setores que vinha se destacando positivamente nas vendas, mas não teve o resultado desejado para o Dia dos Pais foi o de móveis e eletrodomésticos. Para 25% as vendas foram boas, para 25% as vendas foram ruins e para 50% as vendas foram regulares. Sendo que todos os entrevistados informaram que venderam menos que em 2019.
Se comparado aos demais setores, o ticket médio é positivo. Para 25% o ticket médio foi de R$ 101,00 à R$ 150,00, para 25% foi de R$ 151,00 à R$ 200,00 e para 50% o ticket médio foi acima de R$ 200,00. A modalidade de pagamento ficou dividida: 50% pagou à vista e 50% a prazo.
Campanha CDL
Para incentivar os consumidores a presentear os pais, a CDL Blumenau realizou a campanha “Pai pra toda hora”. A ação, composta por cartaz impresso, materiais digitais para diferentes canais de comunicação, outdoors, spot em rádios e vídeo, contou com ampla divulgação na cidade.