De acordo com a última atualização da Secretaria de Promoção da Saúde, Blumenau chegou a 8.999 casos confirmados de Covid-19 na noite deste sábado (1/08/20). Nas últimas 24 horas, foram registrados 63 casos novos e três óbitos de moradores com o SARS-COV-2. Nas últimas duas semanas, é uma das taxas de contaminação diárias mais baixas.
No total, há 2.699 pacientes estão em tratamento, dos quais 2.621 encontram-se em isolamento domiciliar e 6.246 que já se recuperaram da doença. Desde o início da pandemia, também já foram registrados 54 mortes de pessoas contaminadas com o novo coronavírus. As últimas foram de dois homens, um de 86 anos e outro de 53, além de uma mulher de 79.
Atualmente há 67 pacientes internados em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), dos quais 55 são de Blumenau (49 confirmados e seis suspeitos) e 12 da região (10 confirmados e dois suspeitos). Já nos leitos de enfermarias, há 50 pacientes da cidade (29 confirmados e 21 suspeitos) e cinco de outras da região (4 confirmados e um suspeito).
O Ambulatório no Setor 3 do Parque Vila Germânica realizou 71 consultas e 86 testes para Covid-19. Os atendimentos seguem neste domingo, dia 02, das 7h às 19h, e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local.
Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-atendimento dos hospitais. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
A comunidade também pode continuar utilizando o atendimento virtual, via Whatsapp, durante todo o final de semana. O Alô Saúde Blumenau mantém as orientações por meio do Whatsapp no telefone (47) 9.9935-3561, com funcionamento 24 horas por dia.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.