Desde terça-feira (21/07/20), a Base Sul dos Bombeiros Militares, localizada próximo do Terminal Garcia, está fechado temporariamente por causa do avanço da pandemia em Blumenau. Os serviços passaram a ser prestados através da sede do 3º Batalhão localizado na Rua 7 de Setembro, no Centro.
O procedimento atende a Portaria nº 245 do Comando-Geral do CBMSC, que estabelece medidas de caráter temporário para a mitigação dos riscos decorrentes da Covid-19. Em função disso, houve a necessidade da formação de uma reserva operacional para cobrir o eventual afastamento de bombeiros militares que apresentem suspeita ou confirmação da doença.
O objetivo também é restringir a circulação de pessoas entre as guarnições de serviço em Blumenau. Além disso, o serviço voluntário foi reduzido para apenas um bombeiro por dia em cada quartel. Com isso, também diminui o risco de alguém ser infectado durante uma ocorrência.
Tomando como referência critérios técnicos e estatísticas, a Base Garcia é sempre a primeira estrutura a ter a sua escala reduzida quando diminui o efetivo. Em seguida vem a Norte e por último a do Centro. Assim que a situação voltar à normalidade, ou aumente o efetivo, o serviço na Base Sul voltará a funcionar.
Foram levados em conta na decisão:
- Afastamento de bombeiros militares e comunitários que fazem parte dos grupos de risco;
- Necessidade de um efetivo mínimo de bombeiros por viatura operacional para garantir a qualidade do serviço;
- Redução de 32,3% no número de ocorrências atendidas em Blumenau desde a adoção de medidas restritivas ao contágio de Covid-19 pelo Governo de Santa Catarina;
- Diminuição no fluxo de automóveis no município, dando mais agilidade no deslocamento das viaturas operacionais;
- A Região Sul é a que apresenta o menor número de ocorrências em Blumenau, quando comparada às do Centro e Norte.