As Polícias Civis de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul deflagaram a Operação Cadeia Premiada, que cumpre 12 mandados de prisão temporária envolvendo os crimes de estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações apontavam que os membros estavam sediados em Passo Fundo (SC) e vinham para cidades catarinenses aplicar os golpes do bilhete premiado.
Até a manhã dessa sexta-feira (17/07/20), oito prisões temporárias foram cumpridas e as diligências ainda estão em andamento no Rio Grande do Sul. A ação está sendo coordenada pela Delegacia de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DD/DEIC), com apoio da DIC de Balneário Camboriú e da Delegacia de Repressão de Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo (RS).
Segundo o *Delegado Pedro Henrique Mendes, a colaboração entre as polícias judiciárias dos dois estados é imprescindível para a identificação e a prisão dos responsáveis por esse tipo de crimes de estelionato que ainda vitimam muitas pessoas, em especial idosos. Além das prisões, também está sendo dado cumprimento ao sequestro de valores de contas bancárias de 12 pessoas.
* Delegacia de Investigação aos Crimes contra a Fazenda Pública (DFAZ) da DEIC