A Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) inicia nesta segunda-feira (13/07/20), o desassoreamento do Ribeirão Fortaleza. O serviço de limpeza da margem e foz do ribeirão beneficiará os moradores das ruas 30 de Outubro, Francisco Margarida, 7 de Maio e 25 de Janeiro, vias transversais da Rua 2 de Setembro, se estendendo até os fundos da Rodoviária Municipal.
Esta é a segunda etapa do desassoreamento realizado entre os bairros Fortaleza e Itoupava Norte. No final de 2019 e início deste ano, a Seurb já havia feito a limpeza nas margens do ribeirão entre as ruas Samuel Morse, Guilherme Lueders, Júlio Michel, Vereador Romário da Conceição Badia e também na Francisco Vahldieck, no trecho aos fundos do Terminal de Ônibus.
Segundo o secretário da pasta, Michael Schneider, este trabalho de desassoreamento é um importante serviço de prevenção que o município tem realizado com freqüência nos bairros da cidade. “Entendemos que desobstruindo os córregos e ribeirões, ajudamos na vasão das águas e nos precavemos para eventuais possibilidades de cheias, que tanto atingem nossa região”, considera.
Na última semana, a Seurb concluiu o desassoreamento em um trecho do Ribeirão Garcia, contemplando os moradores da Rua Mário Schmidt e das vias transversais, que historicamente, são atingidas por alagamentos.
Por Fernando Gonzaga [Secom/BNU]