Por João Paulo Taumaturgo
A missão do escotismo é promover a ética, a paz, a cidadania e os direitos humanos através de práticas e dinâmicas em grupo. É no grupo escoteiro onde os jovens recebem lições sobre respeito, compaixão, liderança, lealdade e autonomia. Das mais variadas formas, as crianças são desafiadas a se envolverem umas com as outras em harmonia para solução de problemas propostos em dinâmicas que vão de pequenos jogos até acampamentos estruturados.
O intuito é aprender a dividir e compartilhar, desde de problemas até os prêmios recebidos. Além disso, também há a preocupação com o respeito aos animais e o cuidado com a natureza.
Podem participar dos escoteiros crianças e adolescentes entre 6 e 20 anos. Existem espaços e atividades específicas para cada idade, por isso os jovens são divididos em quatro ramos: lobinhos, escoteiros, sêniors e pioneiros. Todas as ações são acompanhadas pela chefia que se qualifica constantemente para dar a atenção e orientação necessária.
Desde 2017 o Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul recebe a certificação de Grupo Padrão na categoria Ouro, esse é o maior reconhecimento conferido anualmente pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB). Tudo isso através do envolvimentos de todos os jovens, pais e voluntários.
Normalmente os encontros do grupo acontecem aos sábados a tarde na sede que fica na Rua Bahia n°1603 no bairro Salto em Blumenau. Por conta da Pandemia as atividades presenciais estão suspensas, mas existem atividades promovidas pela internet.
Nos 40 anos de atuação, o G.E. Cruzeiro do Sul participou e promoveu diversas ações sociais e comunitárias em Blumenau e Região.
Parabéns “Cruzeiro”, vocês fazem parte da história da nossa cidade! Mais informações sobre o grupo através do telefone: (47) 3323-8680.