Uma cena chamou a atenção às 15h02 desta quinta-feira (11/06/20) no Aeroporto Internacional de Florianópolis. Foi a primeira vez que pousou um avião cargueiro Boeing 747-400F de 400 toneladas no terminal. A aeronave vinha da China trazendo 700 m³ de material hospitalar – equipamentos de proteção individual (EPI) adquiridos por um importador privado.
A operação é da companhia aérea Terra Avia, da Moldávia, um país do leste europeu localizado entre a Ucrânia e a Romênia. Nesta sexta-feira (12), o gigante dos ares parte de Florianópolis deixando a expectativa de um aumento na movimentação de cargas.
O terminal é operado pela empresa Floripa Airport que trabalha para o aeroporto se tornar um polo logístico da região Sul. Para isso foi necessário ampliar a pista principal de pouso e decolagem, aumentar a capacidade de pátio e a construir áreas de segurança nas RESA (cabeceiras da pista).
Depois disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a chegada de aviões desse porte, conhecidas como aeronaves wide body ou código “E”. Outros fatores a favor da liberação foram a residência do pavimento da pista e o fato dela estar a 2.400 metros ao nível do mar e ter baixo índice de fechamento do aeroporto por questões meteorológicas.