Decreto prorroga validade de concursos municipais em Blumenau

Foto: Júlio Pollhein

 

 

 

Foto: Júlio Pollhein

 

A Prefeitura de Blumenau terá três concursos públicos prorrogados pelo decreto municipal 12.666. Assinado nesta semana pelo prefeito Mário Hildebrandt, a medida terá validade enquanto durar a situação de emergência provocada pela pandemia de coronavírus. A decisão segue o disposto pela Lei Complementar Federal 173/2020, que criou o Programa Federativo de enfrentamento à doença.

Estão contemplados pelo decreto os concursos públicos 001/2016 (cargos da administração geral), 001/2016 (exclusivo cargos da SEMMAS, antiga Fundação do Meio Ambiente) e 002/2016 (cargos do magistério). Segundo a Secretaria de Administração, aproximadamente 1.400 candidatos terão nova oportunidade para serem convocados, nos 47 cargos com candidatos remanescentes.

O objetivo é garantir a manutenção dos serviços e o preenchimento de vagas que possam ficar em aberto durante o período. “A realização de concursos neste momento de calamidade trazido pela pandemia é inviável; primeiro porque não podemos provocar aglomeração de pessoas e, segundo, pela consequente conjuntura econômica. A crise econômica estabelecida acarretou na eventual perda de emprego de muitos daqueles que teriam interesse no processo seletivo e certamente acabaria dificultando o pagamento para participar de um certame”, observa o secretário de Administração, Anderson Rosa.

Os concursos em questão venceriam nas próximas semanas. Desde que foram homologados, em junho de 2016, mais de mil profissionais foram integrados ao quadro municipal, em diversas áreas.

Por Aline Franzoi Santos Fleith [PMB]