Nesta noite de quinta-feira (28/05/20) aconteceu mais uma live com o prefeito Mário Hildebrandt, o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck; e a Secretária da Educação, Patrícia Lueders. Com os 19 novos casos nas últimas 24 horas, Blumenau chegou a 710 positivos de Covid-19 em Blumenau. Durante todo o dia foram analisados 145 testes rápidos.
Nos hospitais, há quatro pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e dois nos leitos de enfermaria. Entre os casos positivos, 323 pacientes estão em tratamento, dos quais 317 com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Os casos recuperados na cidade já chegaram a 383, que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas. Hoje foi registrada mais uma morte por Covid-19 e agora são duas mulheres e dois homem.
Durante todo o dia, o Setor 3 do Parque Vila Germânica, onde funciona a Central de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, foi procurado por 42 pessoas. No local também foram realizadas 61 coletas para testagem rápida.
As estruturas de atendimento rápido para Covid-19 montadas em anexo aos sete ambulatórios gerais de Blumenau, foram procuradas por 53 pessoas, das quais 20 foram encaminhadas para testes rápidos na Vila Germânica.
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
Um total de 173 pessoas procuraram os prontos socorros dos hospitais de Blumenau, dos quais 13 apresentaram sintomas gripais.
O Sistema Alô Saúde Blumenau registrou 23 atendimentos, que procurou orientações através do telefone 156 (opção 2) ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. O número total de atendimentos chegou a 2900.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
Foram aplicadas 799 vacinas contra a gripe. O secretário de saúde considera um número muito pequeno ainda para esse grupo, que são crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos.
Durante a live a Secretária de Educação Patrícia Lueders disse que não há previsão para a volta presencial. Por enquanto há uma preparação dos professores como já tem sido feito. O prefeito disse que a plataforma divulgada pelo governador dando autonomia para os gestores municipais sobre volta às aulas e volta do transporte coletivo, tem muitos limites.
Confira a live que ocorreu por volta das 18h50