A Prefeitura de Blumenau garantiu a prorrogação do contrato de avanços do Programa de Mobilidade Sustentável de Blumenau (BID). A ampliação foi aprovada na última quinta-feira (21/05/20), e estabelece um novo prazo até 22 de dezembro de 2020.
A prorrogação foi pedida por conta da emergência de saúde pública, quando os trabalhos e obras de todo município tiveram 30 dias de paralisação. Ainda no dia 17 de março, ciente do impacto da paralisação, a Prefeitura de Blumenau realizou o pedido de prorrogação do contrato.
Estabelecido o novo prazo limite para a conclusão das obras, a prorrogação permite tempo maior para a realização dos trabalhos, que atualmente enfrentam dificuldade para aquisição de insumos e readequação de mão de obra.
Além disso, na negociação da prorrogação, as obras da Rua Bahia e da Rua Arnold Hemmer foram adicionadas como contrapartida com a obra de mobilidade do Complexo Viário do Badenfurt.
Entre as obras estabelecidas pelo BID, quatro delas seguem em andamento:
– Adequação e implantação do sistema binário da Rua Chile e da Rua República Argentina;
– Implementação do Terminal Integrado Norte, na Itoupava Central;
– Implementação do Terminal Integrado Oeste, na Água Verde ;
– Readequação da Rua General Osório.}
Todas essas obras trazem soluções a problemas históricos e antigos de Blumenau, como drenagem e a demanda por passeios, calçadas e ciclovias. Além disso, o calendário de melhorias contempla a obras que reduzem o tempo de deslocamento dos ônibus do Transporte Coletivo e trazem maior qualidade de vida com a redução do tempo do blumenauenses no trânsito da cidade.
“Essas são obras importantes, que trarão muito mais qualidade de vida para a população. Obras que permitirão que os Blumenauenses passem menos tempo se locomovendo e mais tempo em casa, com suas famílias. Cumprir prazos é sempre o maior desafio em obras públicas e essa prorrogação é, sem dúvidas, algo que vem num momento importante. Além de nos dar o prazo maior para a conclusão, permite também que sigamos garantindo emprego e renda para cerca de 200 trabalhadores. E nesse período de crise isso também é de extrema relevância”, destaca o Prefeito Mário Hildebrandt.
Com um contrato no valor de U$ 118 milhões, sendo U$ 59 milhões financiados pelo BID e U$ 59 milhões em contrapartida do município, o BID contém o maior pacote de obras em mobilidade de Blumenau. Programa que rendeu importantes projetos e planos de mobilidade e segurança pública para a cidade.
Obras concluídas
Antes do início da pandemia pelo novo Coronavírus, duas obras do Programa de Mobilidade Sustentável de Blumenau (BID) foram concluídas. São elas:
– Prolongamento e duplicação da Rua Humberto de Campos;
– Implantação de rotatória e revitalização da Rua Mário Giese, na Itoupava Central.
As informações foram divulgadas em uma live na manhã desta terça-feira (26/05) e estão disponíveis no site da prefeitura.