Saiba como o Hospital Santa Isabel se preparou para enfrentar o Covid-19

 

 

 

 

Alinhada às normas e diretrizes do Ministério da Saúde, o Hospital Santa Isabel está trabalhando na orientação de colaboradores e Corpo Clínico por meio de fluxo já estabelecido para atendimento e ações tomadas em casos suspeitos ou confirmados da doença. O Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde do hospital está em contato direto com a Vigilância Epidemiológica do município de Blumenau.

O Santa Isabel possui leitos de isolamento, que serão disponibilizados para a internação de pacientes com Covid-19. Também já há uma estratégia pronta para ampliar essa quantidade se houver necessidade, separando esses pacientes sem prejuízo ao atendimento. Havendo necessidade de ampliação dos leitos de UTI, o HSI conta com um plano para converter leitos de enfermaria em Unidades de Tratamento Intensivo.

O Ministério da Saúde tem recomendado a redução no fluxo de pessoas dentro do hospital. Diante desse contexto, também é sugerido que pessoas acima dos 60 anos de idade, gestantes, imunossuprimidos e crianças não façam visitas à familiares ou amigos internados. Essas recomendações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Vale ressaltar que o fluxo de trabalho do Centro Cirúrgico está mantido. Cirurgias não emergenciais, em que há necessidade de pós-operatório em UTI, serão avaliadas e, se possível, reagendadas. Demais rotinas não sofrerão alterações.

O hospital aconselha que só procurem atendimento médico no Serviço de Emergência pessoas que se enquadrem no seguinte quadro: viagem ao exterior há menos de 14 dias, febre e sintomas respiratórios (tosse e falta de ar).