Os apoiadores do Presidente Bolsonaro estavam organizando uma manifestação nacional neste domingo (15/03/20) em apoio ao governo, para que sejam aprovados os projetos enviados à Câmara e ao Senado. Em pronunciamento nesta noite de quinta-feira (12), o próprio Jair Bolsonaro sugeriu que as manifestações “devem ser repensadas” por causa da rápida propagação do coronavírus no Brasil.
Representantes dos vários movimentos sociais de direita envolvidos na organização do evento chegaram a conversar sobre um possível cancelamento. Mas no final das contas, ela foi confirmada. A concentração da manifestação está programada para acontecer na frente da Prefeitura de Blumenau a partir das 15h.
Antes disso vai ocorrer uma carreata pelas principais ruas de Blumenau. Na tarde de hoje (12), aconteceu uma reunião na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar, para garantir segurança aos participantes, além de organizar o trânsito.
Estiveram presentes o comandante, tenente coronel Jefferson Schmidt; o GMT José Luiz Pineiro da Seterb, além de representantes do Instituto Verdade e Liberdade (IVL), Conservadores do Vale, Tropa Bolsonaro e Presidente Bolsonaro.
Uma carreata de caminhoneiros vai sair às 14h na marginal da Via Expressa, seguindo pelas ruas Iguaçú, Engº Paul Werner, São Paulo, Paulo Zimmermann, 7 de setembro até o Terminal da Fonte, Amazonas, Alwin Schrader, Itajaí até o SESI. Depois continua pelas ruas Antônio Treis, República Argentina, Das Missões e terminando na 2 de setembro.
No mesmo horário, a Rua Padre Roberto Landel de Moura, que fica ao lado da prefeitura, será fechada para o trânsito para que às 16h inicie a manifestação. Por volta das 16h30, uma passeata seguirá pelas ruas Amadeu da Luz, 7 de setembro, Nereu Ramos e à prefeitura pela Avenida Beira-Rio.
Apenas um caminhão de som foi autorizado a participar. Todos os organizadores deverão estar identificados por camisetas. A manifestação está prevista para encerar por volta das 18h. Os organizadores também orientam os participantes a se vestirem com cores verde e amarelo.
A matéria foi atualizada às 23h28. Confira o pronunciamento em cadeia nacional do presidente Jair Bolsonaro.