Entre a meia-noite e 5h de quarta-feira (11/03/20) a BR-101, no túnel do Morro do Boi, em Balneário Camboriú (SC) será totalmente interditado. O motivo é uma operação especial para remoção do pórtico rolante utilizado para realizar a manutenção do túnel.
O trecho afetado é somente para os condutores que seguem no sentido Norte do estado, entre os quilômetros 140 e 141. Para os veículos leves, a opção é desviar pela rodovia Interpraias, já os motoristas dos pesados (caminhões, carretas, ônibus, etc..), não terão alternativa.
A operação inicia às 23h de terça-feira (10), quando as equipes da concessionária Arteris Litoral Sul irão orientar os motoristas a seguir pelo desvio no km 143, em frente à Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Itapema. A partir deste ponto, os condutores de veículos leves serão orientados a seguir pela Interpraias, enquanto os motoristas de caminhões e ônibus devem se posicionar nas proximidades do túnel e aguardar até o término dos trabalhos.
Nesse período, colaboradores da Litoral Sul irão trabalhar na remoção da estrutura do pórtico rolante com plataforma elevada, que foi utilizada durante toda a obra de manutenção, permitindo a sequência das atividades sem a necessidade de interferência no trânsito.
Obras concluídas
A etapa de remoção deste pórtico rolante é uma das últimas atividades das obras de manutenção e conservação do túnel do Morro do Boi. As atividades foram iniciadas em novembro de 2019 e tem previsão de serem concluídos no dia 15 de março. Os trabalhos consistiram na limpeza, reparos pontuais na superfície de concreto ao longo das paredes laterais e camada superior do túnel, além de aplicação de pintura impermeabilizante.
O túnel do Morro do Boi na BR-101 possui pouco mais de um quilômetro de extensão, com 14,2 m de largura e 5,5 m de altura. A estrutura está sob responsabilidade da Arteris Litoral Sul desde 2008 e, desde então, já foram realizadas diversas obras de melhoria, como reparo no pavimento, sinalização, instalação de call box para chamadas de emergência, manutenção no sistema de ventilação e implantação de iluminação LED. Somente para esta obra de conservação foram investidos R$ 3,6 milhões pela concessionária.