A operação até colocar a embarcação na água durou pouco mais de 40 minutos. Todos os cuidados foram tomados para que a NAU Santa Maria, a primeira réplica da caravela que trouxe Colombo às Américas, fizesse sua primeira navegação. E deu tudo certo. Às 10h da manhã desta sexta-feira (14/02/20), ela já estava nas águas do Rio Itajaí-Açu, após 3 anos do início da sua construção. Ela saiu do Estaleiro Felipe, no bairro São João, em Itajaí – SC em direção a um cais, onde fará os ajustes finais até partir, rumo ao Panamá.
Durante o período da sua construção gerou 500 empregos diretos e indiretos. O investimento total é de U$ 3 mi. É um navio moderno, todo feito de aço e revestido de madeira. Possui cerca de 28 metros de comprimento, 9 de largura e 18 de altura, pesando cerca de 160 toneladas. Terá capacidade de levar até 150 passageiros e mais 6 tripulantes. No planeta, são apenas 4 réplicas de Naus “ Santa Maria ” como esta, motorizadas e esta é a primeira construída no país.
Quando pronto, o navio irá para os mares do Caribe (navegará por locais como Aruba, Curaçao, Punta Cana, Cuba, San Martin, Panamá (localidade onde as embarcações estão sendo registradas), para fazer passeios durante o dia e virar restaurante no período da noite. A ida para lá deve ocorrer em meados deste ano. Devido ao tamanho e porte, seguirá a Costa Brasileira até o destino final, numa aventura que deve durar até 40 dias, para chegar no Panamá, sua primeira parada. Até lá, ficará ancorada em um cais, onde passará por testes de navegação.
Os trabalhos na cidade são coordenados pela empresa H Ace – Hosang Assessoria em Importação e Exportação. “ A gente tem uma expectativa muito boa para esse barco, tanto para o nosso cliente, quanto para quem vai quem for às ilhas do Caribe. Este é o primeiro de vários, por isso, é importante que a gente valorize a indústria naval de Itajaí”, comentou o Diretor da H Ace, Jorge Irineu Hosang,
O contrato prevê a construção de 5 destas embarcações com opção para mais 5, em um investimento de 30 milhões de dólares. Outra boa notícia é a negociação em andamento para a construção de outras 4 réplicas do famoso navio Pérola Negra, barco usado no filme Piratas do Caribe. A estimativa de investimento é de 7,5 milhões de dólares para cada uma, ou seja, mais 30 milhões de dólares.