Entre os dias 18 e 21 de novembro, será realizada a semana com o tema “Orgulho da Consciência Negra: Educação, Arte e Cultura”. A programação conta com palestras, exposições e apresentações que serão realizadas na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (Rua XV de Novembro , 161 Centro), o novo nome da Fundação Cultural.
Também estão envolvidos o Museu de Arte de Blumenau (MAB) e o Coletivo Feminista de Mulheres Negras Antonieta de Barros. A ação homenageia está inserida na passagem do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Confira a programação:
Segunda-feira (18): às 19h
Palestra: Grafite como ferramenta pedagógica na arte educação. Projeto de pesquisa do palestrante Lucas Caetano, graduado em pedagogia pela Faculdade Uniasselvi/Famesul e em pesquisa e prática pedagógica no IFSC Gaspar.
O Projeto propõe a valorização da Arte do Grafite, essa linguagem artística que está estampada nas grandes metrópoles do país e do mundo. A utilização dessa ferramenta pedagógica é um apoio para a compreensão da técnica e da arte do grafite relacionando-o com as práticas cidadãs na busca de um espaço prazeroso, saudável e dinâmico, proporcionando a autoestima e a autonomia do sujeito participante. Por se tratar de uma arte contemporânea, é necessário esclarecer algumas inquietações relacionadas ao tema proposto e analisar o contexto histórico. A mediação será feita pelos artistas/grafiteiros Felipe Costa e Pilaco Under.
Nessa mesma noite, os artistas Carolina Gabriela, Felipe Costa e Pilaco Under abrem exposição com painéis artísticos de suas autorias, no Espaço da Memória Cultural de Blumenau (piso térreo da SMC). O Baque Mulher do Maracatu Capivara marcará presença com apresentação.
Quarta-feira (20): às 19h
Palestra: Femininismo Negro e Interseccionalidade, com a professora e filósofa Halina Leal, no Auditório Edith Gaertner da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais.
Sobre a palestra: Os processos de opressão feminina, quer em função de um sistema patriarcal ou da intersecção do patriarcado com relações de dominação a partir de origens étnico-raciais, vêm sendo analisados e problematizados cada vez mais. Na palestra Interseccionalidade e Feminismo Negro, serão examinadas e discutidas, por um lado, a inseparabilidade estrutural entre patriarcado, sexismo, racismo e suas articulações que implicam em múltiplas situações de opressão sofridas pelas mulheres negras. Por outro lado, serão analisadas algumas consequências dessas opressões como, por exemplo, o lugar social ocupado por tais mulheres, lugar este muitas vezes caracterizado pela violência, apagamento e não pertencimento a diversos ambientes.
Sobre a palestrante: Halina Macedo Leal é Bacharel em Filosofia pela UFRGS (1998), Mestre em Filosofia pela UFSC (2001) e Doutora em Filosofia pela USP (2005), com estágio na Universidade de Stanford, Califórnia. Possui Pós-Doutorado em Filosofia pela Unioeste (2014). É professora da Furb e líder do Genera – Grupo de Pesquisas em Gênero, Raça e Poder – Furb.
Terça e quinta-feira (19 e 21)
Visitas mediadas à exposição de painéis artísticos de autoria de Carolina Gabriela, Felipe Costa e Pilaco Under, mediante agendamento pelo telefone (47) 3381-6176.