Professora de Blumenau recebe prêmio para escritores indígenas

 

 

 

Nesta terça-feira (29/10/19), uma professora blumenauense está no Rio de Janeiro para participar da premiação do 16º Concurso de Textos de Escritores Indígenas, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em parceria com o Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI). Ela ficou em 3º lugar, com o texto “Rio de histórias/ memórias de um rio”.

 

 

Professora de Língua Portuguesa da Escola Básica Municipal (EBM) Quintino Bocaiúva, Maria Elis é do povo indígena Laklãnõ/Xokleng e elaborou o artigo inspirada nas memórias de infância, nas histórias que ouviu de sua mãe e seu avô sobre a relação de seu povo com o Rio Platê. Atualmente, a professora trabalha no Programa de Leitura e Pesquisa na biblioteca da escola, desenvolvendo com os estudantes o trabalho com a leitura literária infantil e juvenil.

Sobre o concurso de redação
O concurso é promovido pelas organizações nacionais desde 2004, com o objetivo de fortalecer a cultura indígena no Brasil. A iniciativa faz parte das ações em prol da Nova Década dos Povos Indígenas, proclamada em 2005 pela Unesco.

A premiação do concurso ocorrerá durante o o 16º Encontro de escritores Indígenas, na Biblioteca Parque Estadual no Rio de Janeiro. A cerimônia integra o 21º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens e o 21º Seminário FNLIJ – Bartolomeu Campos de Queirós.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith