Na manhã desta quarta-feira, dia 20, o prefeito Napoleão Bernardes recebeu em seu gabinete integrantes do Movimento de Consciência Negra de Blumenau. O encontro teve por objetivo debater ações que podem ser tomadas pela Administração Municipal no sentido de atender aos anseios da população negra da cidade. Durante a reunião, que contou também com a presença do secretário de Desenvolvimento Social Marco Antônio Wanrowsky, o grupo apresentou uma lista de propostas a serem encaminhadas pelo chefe do Executivo.
Entre as reivindicações está a criação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, uma proposta que de imediato teve o comprometimento de Napoleão para efetivá-la o mais breve possível. Ao fazer um balanço do encontro, o presidente do movimento, Lenilso Luis da Silva, disse estar muito satisfeito com os encaminhamentos tomados durante a reunião. “Estamos muito otimistas, pois este foi um encontro inédito. É a primeira vez que um prefeito recebe o movimento e encaminha junto com sua equipe à pauta de reivindicações”, afirma ele.
Cisne Negro
Criado em 2003, o Movimento de Consciência Negra de Blumenau (Cisne Negro) visa promover ações de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial, bem como a luta pela eliminação de todas as manifestações que agridam os Direitos Humanos. Ao longo destes 10 anos de trajetória, o grupo tem ativa participação em ações do movimento negro nacional, contribuindo para a construção, mobilização, divulgação e execução de eventos promovam reflexão contra o racismo.
Texto: Talita Catie