Aqueles que não concluíram o ensino médio em idade regular, têm oportunidade de cursá-lo ao mesmo tempo em que adquirem qualificação profissional em Eletricista Industrial. O curso é ofertado no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau, por meio do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). As inscrições vão até primeiro de novembro.
A inscrição é gratuita e, para fazê-la, o candidato deverá entregar a ficha de inscrição, que consta no Edital, na Coordenação de Registro Acadêmico do campus (Rua Bernardino José de Oliveira, 81, Badenfurt), das 13h às 19h, acompanhada das cópias do RG e CPF. É obrigatório que o candidato tenha concluído o ensino fundamental e idade mínima de 18 anos na data da inscrição.
Se o número de inscritos ultrapassar o número de vagas, haverá sorteio. O curso será ofertado na modalidade EAD (Educação a Distância), com 30% de encontros presenciais semanais. As aulas serão às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 22h. O curso, que é totalmente gratuito, inicia em 12 de novembro deste ano, com duração de 1 ano e 6 meses.
O eletricista industrial faz montagem, diagnóstico e manutenção em instalações elétricas industriais de baixa tensão e circuitos elétricos de máquinas e equipamentos. Além de diagramas elétricos de baixa tensão dos quadros de medição, distribuição, comando, sistema de aterramento e de proteção contra descargas atmosféricas.
Sobre o Proeja
O Proeja é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos, que tem por objetivo oferecer oportunidade de conclusão da educação básica ao mesmo em que proporciona formação profissional àqueles que não tiveram acesso ao ensino médio na idade regular.
Em caso de dúvidas, o interessado pode ligar para (47) 3702-1701.