Após quatro dias de buscas, um homem de 58 anos foi encontrado na manhã desta sexta-feira (11/10/19), na região de Vista Alegre, em Imbuia (SC). Segundo a família, ele sofre de Alzheimer e estava desaparecido desde 17h de segunda-feira (7). Os trabalhos foram realizados pela equipe do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina com a ajuda do cão Hunter. Depois de ser resgatado, ele foi encaminhado ao hospital do município.
“Nesta sexta de manhã foi localizado um chinelo, como pista, que a família deu certeza que era dele e a partir disso fizemos uma varredura na área, em que encontramos rastros, pegadas, galhos quebrados, até que conseguimos avistar ele na mata. O senhor já estava bem desidratado, debilitado, bastante cansado, já que praticamente cinco dias esteve caminhando na mata”, conta o cabo BM Ronaldo Fumagalli.
As primeiras buscas foram realizadas pelos bombeiros militares ao serem acionados durante a madrugada do dia 7. Na manhã de terça-feira, o binômio (bombeiro militar e cão de busca) formado pelo cabo BM Ronaldo Fumagalli e Hunter, junto com o Soldado BM Giandro, de Curitibanos, foram empregados para procurar o homem pela região.
Segundo o cabo, a perícia da corporação foi importante mais uma vez para desenvolver todo o processo de busca até a localização: “Tem todo o trabalho terrestre envolvido, são várias técnicas utilizadas e a experiência que o CBMSC tem neste tipo de ocorrência ajuda, como a coleta de informações, a parte de rastreamento humano observando a mata, verificando rastros deixados pelas pessoas perdidas”.
Já em relação ao emprego do animal, Fumagalli exalta a participação do animal para o êxito na operação. “O cão consegue passar por uma área muito grande em bem menos tempo do que os humanos levariam, então o Hunter nos ajuda nas buscas eliminando áreas de mata mais intensa e por meio do olfato buscando a direção correta da vítima”.
Além do trio de Curitibanos, também participaram desta operação, o 1º Ten Rubens, o Sargento França; e os soldados Luis Fernando, Daniele e Bloot.