Jussara Cristina Vandalen Schmitz, professora da Escola de Educação Básica Frei Godofredo, em Gaspar, foi um dos 10 vencedores da edição 2019 do Prêmio Educador Nota 10. O concurso é considerado um dos mais importantes da educação brasileira, que neste ano teve mais de 4,8 mil projetos inscritos.
A cerimônia de homenagem aos premiados aconteceu nesta segunda-feira (30/09/19), em São Paulo. Ela também fez parte de uma semana de imersão com atividades relacionadas ao mundo do ensino. “O que vivi nessa semana foi uma experiência rica, que eu vou levar para Santa Catarina e para minha escola. Eu estou aqui representando meus colegas de trabalho e a prática da escola pública de qualidade. Isso é o maior valor que, com certeza, multiplicarei para toda a comunidade”, contou Jussara.
Jussara desenvolveu o projeto Costurando Matemática, ao perceber com os alunos que a maioria das famílias da turma tinham costureiras. Então, a professora elaborou o projeto e levou os alunos a algumas facções de costura para conhecer o cotidiano das profissionais. Ao voltar à escola, trabalharam as operações matemáticas, probabilidade, estatística e medidas.
“O projeto foi desenvolvido em 2018, mas ele é uma prática replicável a outras realidades. Esse valor ao ofício das costureiras e à realidade dessas crianças é muito importante. Eu acredito que é influenciando socialmente que se faz uma educação de qualidade”, afirma Jussara.
A diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED), Zaida Jeronimo Rabello Petry, foi a São Paulo prestigiar a cerimônia e reforçou a importância do evento. “Este momento especial nos faz refletir a prática pedagógica em nossas escolas com um olhar inovador, uma educação para todos e o uso criativo dos recursos disponíveis”.
A vencedora do Prêmio Educador do Ano foi Joice Lamb, coordenadora pedagógica em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A educadora Patrícia Barreto, de Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, foi a escolhida na votação popular #EsseProjetoé10.
O Prêmio
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. A premiação reconhece e valoriza professores da educação infantil ao ensino médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.