Durante toda esta sexta-feira (13/09/18/9), os motoristas e cobradores da Blumob que atuam no Terminal do Aterro tiveram a oportunidade de receber orientação para como atender pessoas com algum tipo de restrição de mobilidade, seja ela visual ou motora.
Para esta ação os participantes participavam de um circuito que simulava algumas situações vividas por pessoas com alguma dificuldade ou restrição de mobilidade. O instrutor do Sest Senat, Lourival Lorenz, explica que a intenção da ação é trabalhar a empatia dos participantes, mostrando como os usuários que sofrem com alguma restrição de mobilidade têm dificuldade em situações que para os outros é simples. “A intenção do programa é fazer com que todos os colaboradores da empresa venham e tirem suas dúvidas para posteriormente estar atendendo o melhor possível a população”, afirma.
Para o motorista de ônibus Aurélio Schmitt, de 45 anos, a participação no evento foi muito importante para entender as dificuldades dos usuários. “Só nos colocando um pouco no lugar do próximo para saber como que é, pois não temos nenhum tipo de restrição e não sabemos as dificuldades que os outros passam”, relata.
O secretário de Trânsito e Transportes, Marcelo Schrubbe, afirma que “Essa mudança de papeis mostra aos motoristas e cobradores, que não há nada mais importante que a segurança e o bem-estar dos passageiros. Passar as mesmas dificuldades que esses passageiros é a melhor forma de entendê-los e assim, humanizar o transporte coletivo”.
A ação foi desenvolvida pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), em parceria com o Sest Senat e com a Blumob. Na próxima sexta-feira (20), o programa ocorre no Terminal da Fonte.
Por Diorgnes Saldanha Lima [SECOM/BNU]