Confira como ficou distribuída a chuva nas últimas horas e o que diz a previsão para Blumenau

Foto: Julio Pollhein

 

 

Foto: Julio Pollhein

 

Esta sexta-feira (6/09/19) será de tempo instável em Blumenau. O céu fica encoberto e há condição para chuva com intensidade fraca a moderada isolada no decorrer do dia. À noite, a medida que as áreas de instabilidade se afastam para o mar, a condição para chuva diminui.

De acordo com os dados do sistema de monitoramento online do Alertablu das 10h15min, choveu em média 3,33 mm em Blumenau nas últimas 12 horas. As estações que mais registraram incidência pluviométrica foram as da Tatutiba (4,4 mm); Nova Esperança / Vila Itoupava (4,2 mm); Parque Ramiro Ruediger / Velha Central (3,8 mm) e Coripós / Itoupava Central (3,6 mm). Seguidas pelas da Itoupavazinha / Passo Manso (3,4 mm); Velha Grande (3,2 mm); Fidélis / Vorstadt (3 mm); Jordão (2,8 mm); Glória / Nova Rússia (2,6 mm) e Araranguá / Nova Rússia 2,2 mm).

Neste momento (10h35) faz 12,3°C com previsão de não passar dos 17°C. A temperatura mínima foi registrada pelo Alertablu às 3h quando estava 12°C. A umidade relativa do ar está em 92,1% e o nível do rio ItajaíItajaí-Açu com 87 cm. Vento fraco de oeste/noroeste passando a leste/sudeste.

Um sistema de baixa pressão se forma entre o Rio Grande do Sul e Uruguai, direcionando boa parte da umidade e instabilidade disponível naquela região. Em Blumenau, o transporte de umidade do mar favorece a presença de muitas nuvens neste sábado (7), no entanto, não há condição para chuva significativa. A temperatura mínima varia entre 14 e 16°C e máxima de 20 a 22°C. Vento fraco predominante de nordeste.

No domingo (8), o sol volta a aparecer por mais momentos durante o dia devido a influência de uma massa de ar seco. Os ventos de norte/noroeste favorecem elevação da temperatura à tarde, quando a máxima varia entre 27 e 29°C. Temperatura mínima entre 16 e 18°C.

Tempo firme em Blumenau neste domingo e segunda-feira (8 e 9), com predomínio de sol e temperaturas elevadas durante as tardes. As máximas oscilam entre 29 e 31°C devido à influência de uma massa de ar seco e aos ventos de quadrante norte/noroeste que carregam ar mais quente do interior do continente. Já as mínimas ficam entre 17 e 19°C.