Um projeto irá reunir cerca de 60 estabelecimentos em torno de uma iguaria gastronômica que leva o nome de Blumenau. A Rota da Linguiça une fabricantes, restaurantes e confeitarias que usam o embutido nas suas receitas. Hoje você encontra desde cuca, pizza, bolo salgado, hambúrguer, entre outros, com sabor de linguiça Blumenau, apesar de nem todos usarem a boa original.
Ela é produzida com paleta, pernil suínos moídos e 28% de gordura do toucinho lombar. Os temperos são basicamente pimenta branca, alho e sal. Depois a linguiça passa pelos defumadores com serragem e brasa, a uma temperatura máxima de 50°C por 36 horas
Um selo vai identificar cada participante nas cidades Blumenau, Gaspar, Indaial, Timbó e Pomerode. O roteiro foi criado pelo empresário Bubi Scheidt que irá disponibilizar as informações no site que será lançado.
A receita da linguiça foi trazida pelos imigrantes alemães e modificada utilizando ingredientes locais disponíveis. A agroindústria Werner Heidrich é uma empresa familiar que existe há 94 anos e é a mais antiga da Rota com a quarta geração desenvolvendo produtos de sabor inconfundível com mix completo de embutidos e, claro, a Linguiça Blumenau. “Nossas receitas vieram da Alemanha. Nós temos um livro de receitas em alemão gótico com todos os ingredientes e dosagens dos produtos que constituem a linha de produtos da empresa. É o nosso segredo de família“, conta Soraya Heidrich. Um pouco desse mistério em torno das receitas centenárias poderá ser visto de perto pelos visitantes da Rota.
Na Rota o visitante vai para confeitarias, hotéis, restaurantes, museu do automóvel, cascata e atrações para crianças. Também terá a oportunidade de conhecer a fábrica e ver de perto a fabricação da linguiça, depois poderá passar por uma confeitaria e terminar o percurso com uma volta ao passado diante dos carros dos séculos passados ou num refrescante mergulho num dia de calor. A Rota da Linguiça vai reunir a partir de um único elementos vários setores da cadeia do turismo. “O objetivo da Rota da Linguiça é fomentar e reforçar o turismo no Vale Europeu com uma experiência única de sabores e detalhes”, destaca Bubi.
Seria interessante também que os produtos oferecidos tivessem a garantia de que seguem a receita que virou patrimônio imaterial. O lançamento do projeto será realizado em um evento no dia 11 de setembro, no Shopping Park Europeu, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. O percurso já é tema de música composta pela VOX3 e que daqui a pouco será hit no Vale do Itajaí, mas essa versão da chucrute music ainda é segredo.