Imagens: TV Furb / Reprodução
Em julho foi inaugurado no Campus 5 da Furb, o novo Laboratório de Simulação Realística, para auxiliar o aprendizado nos atendimentos médicos de urgência e emergência. O espaço é dividido em dois ambientes: de um lado são feitas as simulações nos robôs, e do outro, os alunos e professores recebem as imagens da ação, transmitidas ao vivo.
Uma das novidades é um boneco de um ser humano adulto do sexo masculino em tamanho real. Ele é capaz de simular respiração, pulsação, além de situações clínicas como um acidente vascular cerebral, uma crise de asma, choques ou traumas. É o paciente robótico utilizado nas aulas que aplicam metodologias ativas de ensino aprendizagem através de simulações reais. Toda estrutura tem como objetivo avaliar e discutir as condutas adotadas pelos colegas de curso e assim receber um feedback do atendimento.
Para o professor da disciplina de Urgência e Emergência, Tarcísio Arcoverde, os futuros médicos terão que lidar com situações idênticas às simuladas no laboratório em sua vida profissional, o que qualifica ainda mais o ensino. O processo de aprendizagem inicia antes da simulação, para a qual os estudantes devem vir preparados.
A intenção do Centro de Ciências da Saúde (CCS) é atender a todos os cursos da área com a nova estrutura. “O aluno precisa ter estudado previamente o caso que será simulado para realizar a atividade e receber a avaliação do professor. A ideia é que o laboratório seja multifuncional e que os demais cursos também possam usufruir de suas ferramentas e possibilidades”, comenta Arcoverde.