Livraria Blulivro investe em tecnologia e inovação para crescer

 

 

Por NatháLia Heidorn

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o mercado editorial brasileiro encolheu mais de 20% em uma década, com perdas que somam R$ 1,4 bilhão. O setor livreiro também sofreu quedas e enfrentou em 2018 a sua maior crise, com fechamento de inúmeras lojas. A partir de dados do Ministério do Trabalho, no final de 2017, eram 52.572 papelarias e livrarias, 21.083 a menos do que o país reunia em 2007.

 

 

Para se manter firme neste mercado, a Livraria Blulivro, de Blumenau, optou por novos hábitos, modelos de gestão e novidades no setor livreiro. Fundada em setembro de 2003, a empresa procura caprichar no atendimento e oferecer um ambiente confortável aos leitores.

Dez anos depois, em 2013, o empreendimento abriu sua unidade no Shopping Park Europeu, modernizando o seu próprio conceito e atraindo nova clientela. Em 2017, a livraria passou por um processo de expansão, passando a contar com 750m² de área dentro do shopping, tornando-se assim a maior livraria do Vale do Itajaí. Levi Muniz, superintendente do Shopping Park Europeu, afirma que a importância de se ter uma livraria dentro do empreendimento é inestimável por conta dos valores culturais e educacionais propagados pela sua existência.

 

 

“A presença da livraria no Park Europeu torna-se ainda mais especial quando ela é oficialmente a maior da região, demonstrando a importância dada pela comunidade à leitura, o que prova que o hábito de ler um livro fisicamente ainda existe e é muito forte”, afirma Levi.

O acervo da Blulivro possui, aproximadamente, 70 mil livros, que vão dos clássicos da literatura aos mais recentes lançamentos, campeões de venda e uma vasta lista de obras de autores locais. “Como diferencial, a livraria ainda investe em seções como jogos, decoração, presentes e papelaria, além de sediar eventos atrativos ao público, como lançamentos de livros e sessões de autógrafos com o autor, encontros para jogar jogos de tabuleiro, workshops sobre astrologia, vinhos, empreendedorismo, contação de histórias para as crianças e o Clube da Leitura”, afirma Taciana Reichert, gerente de marketing da Blulivro.

O impacto da tecnologia nas livrarias

A tecnologia vive trazendo aprimoramentos ao cotidiano das pessoas. Na área da leitura, vieram os e-books, versões digitalizadas de livros que podem ser baixados em diversos dispositivos. Foram criados até dispositivos exclusivos para a leitura, como o Kindle, atraindo ainda mais leitores para os livros digitais.

Mesmo com as evoluções tecnológicas da atualidade, a Blulivro continua firme em seu ramo, aprendendo não apenas a superar as adversidades, mas usá-las a seu favor. Taciana destaca que “a livraria conta com um e-commerce de fácil acesso, onde disponibiliza todo seu acervo de livros, presentes, materiais de escritório, decoração, jogos e oferece a possibilidade de envio para todo o Brasil”.

A livraria ainda possui, dentro de seu espaço, uma cafeteria chamada Blulivro Coffee Store onde os leitores podem se sentar, se reunir e aproveitar a leitura, enquanto desfrutam de um agradável café com diferentes opções de lanches.

De acordo com a revista americana Publishing Perspectives, há alguns anos a alta da tecnologia parecia mudar o mercado da venda de livros para o pior, quando na verdade, proporcionou oportunidades para livrarias independentes e igualou o jogo: como o custo da tecnologia diminui, negócios menores podem ter acesso a mesma tecnologia de grandes corporações, podendo administrar um empreendimento de forma mais eficiente a um custo aceitável. “E a Blulivro é um exemplo de como, mesmo no mercado atual, com as tecnologias atuais, um negócio familiar pode se tornar a maior livraria do Vale do Itajaí”, finaliza Taciana.