Iguaria blumenauense conquistou o paladar dos moradores e visitantes
É quase impossível visitar Blumenau e não se encantar com as delícias da culinária local. A cidade que completa 164 anos em setembro tem algumas marcas registradas, entre elas produtos que se tornaram característicos e é em busca deles que muitos turistas vêm para o Vale do Itajaí. A Linguiça Blumenau, por exemplo, se tornou um símbolo do município, tanto cultural como econômico, e tudo isso começou com os imigrantes alemães que trouxeram a iguaria pra cá. No início, ela nada mais era do que a tradicional linguiça pura, porém alguns segredinhos daqui foram acrescentados à receita que deu origem a Linguiça Blumenau.
O produto fabricado há 80 anos pela Olho Embutidos e Defumados começou a ser vendido por toda a redondeza e de acordo com o sócio da empresa fabricante, Luiz Antonio Bergamo, foram os próprios consumidores que nomearam a famosa linguiça. “As pessoas de outras cidades sempre diziam que era ‘a linguiça de Blumenau’ e por isso ela foi batizada com o nome do município, em forma de homenagem”, explica. Porém, a iguaria não precisa ser feita apenas em Blumenau para carregar esse título. “Há muitos anos toda região próxima fazia parte do antigo distrito de Blumenau. Os municípios vizinhos, como Pomerode, por exemplo, também fabricam o produto e usam o nome da cidade”, complementa. Bergamo ainda destaca que existe um projeto que está tramitando para transformar a Linguiça Blumenau em um patrimônio da região e se o resultado for positivo ela vai ganhar um selo de Indicação Geográfica (IG).
Qualidade e sucesso econômico
Para ser considerada uma autêntica Linguiça Blumenau ela deve ser feita com carne de pernil e paleta, além de possuir um tempero natural e passar por um processo de defumação correto e artesanal. O segredo está na seleção da matéria-prima e no modo de preparo. “As empresas de embutidos devem seguir uma série de normativas que garantem a qualidade do produto, principalmente no que diz respeito a higiene. Como se trata de alimento, é importante ficar atento os registros das empresas para garantir que o produto consumido é de qualidade”, afirma Bergamo.
A Linguiça Blumenau também é responsável por movimentar a economia da região. Na Olho Embutidos ela é o carro-chefe das vendas e responde por 72% da produção total. Mensalmente são produzidas cerca de 25 toneladas de linguiça, que rendem 72 mil unidades do produto final. O produto não fica restrito apenas ao Vale do Itajaí, a empresa está presente em aproximadamente 600 pontos de vendas espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Brasília.
Texto: Letícia Oberger