“Não me perturbe” permite bloqueio dos serviços de telemarketing das empresas de telefonia

 

 

 

Desde terça-feira (16/07/19), está funcionando o site “Não me Perturbe”, uma iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que permite o bloqueio de vendas e serviços das empresas de telefonia por meio de contato telefônico.

Na prática, a ferramenta bloqueia os serviços de telemarketing por meio de telefones móveis, fixos, TV por assinatura e também internet, contemplando os consumidores das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.

Qualquer um pode solicitar gratuitamente e fazer seu próprio cadastro. Basta informar o número do telefone no sistema de bloqueio do site ou ainda ser efetivado por meio do SAC da sua própria operadora de telefonia.

De acordo com o coordenador do Procon de Blumenau, André Moura da Cunha, em Santa Catarina, os consumidores contam desde 2016 com a opção de solicitar o bloqueio de telemarketing no site do Procon SC.

“O incremento em defesa do consumidor trará mais segurança à população, pois tende a diminuir a incidência de ligações fraudulentas, que fingem oferecer serviços e planos de telefonia, internet ou TV por assinatura. Isso ajuda a evitar a captura de dados do cidadão para uso indevido em fraudes e compras virtuais” diz Cunha.