Por Claus Jensen, com fotos de Alcione Alvim da Silva
As obras do Terminal Oeste, no bairro Água Verde, já deveriam estar prontas, de acordo com o cronograma inicial. A ordem de serviço foi assinada pelo ex-prefeito Napoleão Bernardes no dia 14 de agosto de 2017 e o prazo de construção passado na época era de 14 meses. Na época Mário Hildebrandt ocupava os cargos de vice-prefeito e secretário executivo do Programa de Mobilidade e Projetos Especiais.
Mas entraves nas desapropriações e realização da drenagem com a instalação de uma galeria nova na Rua General Osório, atrapalharam o andamento. Desde abril as equipes trabalham na montagem da estrutura metálica, enquanto as máquinas continuam o trabalho de terraplanagem. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a obra está 55% executada.
Localizado entre as ruas Guilherme Poerner e General Osório, no bairro Água Verde, o Terminal contará com uma área total construída de 4.280 metros quadrados. No entorno da estrutura, será implantada uma nova via que funcionará como uma grande rotatória. O local terá ainda um espaço de lazer com parque para crianças, pista de caminhada, quadra poliesportiva, quadra de areia, cancha de bocha e ciclovia.
A construção do terminal tem como principais objetivos a integração das linhas da região Oeste, o atendimento à crescente demanda por transporte público e a diminuição do tráfego nas vias servidas pelas linhas de ônibus. O investimento é de R$ 15,5 milhões.
A estrutura faz parte do pacote de R$ 130 milhões financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Agora é torcer para que nada mais atrapalhe e que até o fim do ano a população de Blumenau possa contar com um novo terminal.