Fotos: Luciano Bernz
O primeiro dia da semana comercial, é quando se pode medir de forma mais precisa como funciona o trevo da BR-470, que divide os acessos à cidade de Pomerode, Indaial ou ao centro de Blumenau. O Luciano Bernz ficou nas imediações, e tirou fotografias das 17h às 18h15min para se ter uma ideia do movimento ao redor do trevo. Nosso objetivo era verificar qual a extensão da fila de carros na saída do complexo, o movimento do trevo e qual a área com maior problema.
Semáforo provisório no trevo da BR-470 e uma segunda via na saída da Rua Werner Duwe
Quem acessava o trevo para seguir em direção à Pomerode e vice versa, enfrentou as maiores filas. Se houvesse uma segunda pista na Rua Werner Duwe, para quem quisesse seguir pela BR-470 em direção à Indaial, poderia reduzir a fila de quem acessa o trevo. Outra ideia, poderia ser um semáforo provisório, que fosse acionado somente nos horários de maior movimento durante a semana. Assim ordenaria a saída e entrada no trevo. Seria uma solução simples, barata e quem sabe eficiente. Afinal, o trânsito já fica parado mesmo. Claro, são ideias.
Pelas fotos, é possível observar poucos carros transitando em direção à Rua Bahia. De qualquer forma, ainda é cedo para avaliar, afinal é o primeiro dia e muitos motoristas ainda se sentem confusos. A medida que escurece, é possível sentir a mudança no movimento dos carros. Decidimos preservar as várias fotos, de acordo com a sequência de tempo, pela ordem a seguir.