Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen
Tudo começou depois da reforma na casa de um dos sócios do Braseiro da Vila. Nilton Cipriani não sabia o que fazer com a lenha que sobrou e decidiu fazer uma costela fogo de chão para 50 convidados. E foi assim, junto com o primo Rafael Fernando da Silva, que eles começaram a preparar carnes para confraternizações e o prazer de assar se transformou em negócio.
No primeiro trimestre de 2019, surgiu a oportunidade de finalmente abrir o próprio restaurante, o que aconteceu no dia 27 de abril. O local é um pouco afastado do Centro, em um pequeno trecho de estrada de barro, com uma bela lagoa na frente. A água reflete uma varanda, outro espaço muito agradável do estabelecimento cercado por árvores e um belo gramado.
A especialidade da casa é a costela fogo de chão, preparada desde às 6h30min em um espaço no outro lado do restaurante. No buffet ela é acompanhada por carnes da parrilha, comida típica alemã, muitas verduras, além das deliciosas opções de sobremesas.
O Braseiro da Vila funciona preferencialmente com reservas sempre nos sábados e domingos. O horário de atendimento é entre às 11h e 14h30min, na Rua Leopoldo Kostetzer, nº 620, no distrito Vila Itoupava, próximo da Associação da Haco, em Blumenau. Durante a semana, só atende para eventos especiais.
No sábado a costela fogo de chão é servida com acompanhamentos, saladas e sobremesas ao custo de R$ 39,90 por pessoa. Já no domingo, além do que foi descrito, acompanham marreco recheado com repolho roxo e purê de maçã, eisbein com chucrute e salsicha alemã, nhoque, vários acompanhamentos, saladas e sobremesas; tudo isso no valor de R$ 49,90 por pessoa. As reservas podem ser feitas pelos pelos telefones (47) 3323-4368, 98411-6432 e 99973-2376.
Confira a entrevista que fizemos com os dois sócios e depois as fotos que mostram o local.