Mulher de 79 anos, moradora do Garcia, foi a primeira vítima fatal da gripe A em Blumenau

 

 

 

No domingo (28/04/19), morreu no Hospital Santa Isabel, uma mulher de 79 anos, que era suspeita de ter o H1N1, também conhecido como vírus da Gripe A. O diagnóstico só veio dois dias antes e ela fazia parte dos grupo de extremo risco, já que sofria de doenças crônicas.

Segundo a prefeitura, ela morava no bairro Garcia e tinha tomado a vacina contra influenza no ano passado. Na verdade, o caso havia sido notificado como suspeito no dia 15, mas o exame acabou vindo próximo de sua morte. Foi a primeira vítima fatal por influenza em Blumenau neste ano.

Ainda há uma segunda morte sendo investigada, que também ocorreu no fim de semana. Desta vez foi uma jovem de 27 anos que viajou ao exterior, mas o resultado positivo ainda não foi confirmado. Os nomes das vítimas não foram divulgados.

Um homem de 60 anos teve mais sorte. Diagnosticado com a doença ele conseguiu se recuperar. Ela foi contraída em uma viagem fez aos Estados Unidos.

Portanto fica o alerta da importância de todos se vacinarem. Mas é importante salientar, que não há nenhum surto na cidade, pelo menos é o que informou a Vigilância Epidemiológica de Blumenau.

Neste sábado (4/05), todas as unidades de saúde de Blumenau estarão vacinando das 8h às 17h. É o Dia D de vacinação contra a influenza. Nos primeiros 20 dias de Campanha Nacional de Imunização que segue até o dia 31 de maio, 22.459 doses foram aplicadas na população da cidade.

Por enquanto somente as pessoas que estão nos grupos prioritários podem receber a vacina gratuitamente através da rede pública. São desde crianças acima de seis meses e menores de seis anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis.