Comportas da Usina Salto são esvaziadas para troca de conduto do SAMAE, em Blumenau

 

 

 

As comportas da Usina Salto, em Blumenau, já estão vazias para iniciar a troca do conduto às 7h desta terça-feira (23/04/19). O equipamento é utilizado pela Estação Estação de Tratamento de Água do Samae (ETA II) para captar água bruta do rio Itajaí Açú, que depois de processada é distribuída à 22 bairros da cidade.

Em setembro de 2018, a Celesc começou a substituição das centenárias estruturas das comportas de madeira por novas feitas de aço. Para evitar que as regiões atendidas pela ETA II sofressem com a falta de abastecimento, um conduto foi instalado no ponto onde o Samae capta água junto à Usina do Salto.

A retirada das onze peças que compõem o conduto pelas equipes da Celesc é necessária para colocar a usina em operação. O procedimento deve demorar cerca de 10 horas de trabalho, e enquanto ocorrer a execução dos serviços, a captação de água não será realizada.

 

 

Por isso deve ocorrer desabastecimento nos bairros atendidos pela ETA II. Em alguns momentos o sistema também poderá apresentar instabilidade, deixando a água turva. O diretor de Operações do Samae, Guto Reinert, informa que a situação deverá se normalizar quando terminar o procedimento.

Os bairros atendidos pela ETA II que poderão sofrer com falta de água são: Água Verde, Do Salto, Escola Agrícola, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Pequena, Velha Grande, Velha Central, Vila Nova, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Norte, Tribess, Nova Esperança, Badenfurt, Itoupava Central, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Salto do Norte, Testo Salto.